quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Catapora (Varicela)


O que é catapora?



A catapora é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus varicela zoster.
Quem pode pegar catapora? A catapora ocorre em todo o mundo, afetando pessoas de todas as raças, gênero e idade. Porém, é geralmente uma doença da infância, com a maior parte dos casos ocorrendo em crianças antes dos 10 anos de idade. Uma vez que uma pessoa tenha catapora, é improvável que a pessoa pegue esta doença outra vez, pois ela confere imunidade por toda vida.
Porém, indivíduos imunocomprometidos são sempre susceptíveis ao vírus, e medidas devem ser tomadas para prevenir ou modificar a doença, e medidas devem ser tomadas se houver exposição ao vírus. Embora a catapora não recorra, o vírus permanece em algumas células da medula. Ele pode ser estimulado a reaparecer depois como herpes zoster.
Como é transmitida a catapora? A catapora é altamente contagiosa e é facilmente disseminada de uma pessoa para outra pela respiração, em um ambiente contaminado por pequenas gotas eliminadas pela tosse ou espirros de uma pessoa infectada ou através de contato direto com o líquido de feridas abertas. Uma pessoa que não é imune ao vírus tem 70-80% de chance de ser contaminada se exposta a outra que esteja em um dos estágios iniciais da doença.
Quais são os sinais e sintomas de catapora? Em crianças geralmente se inicia como pequenas lesões elevadas que coçam, e evoluem para a formação de pequenas bolhas na barriga, costas e face, e então se espalha para outras áreas do corpo. Dependendo de cada caso, pode haver apenas algumas bolhinhas, ou o corpo inteiro pode estar coberto por algo entre 250 a 500 bolhas. Estas lesões coçam muito e são desconfortáveis. Algumas crianças também desenvolvem outros sintomas como febre alta, sintomas de gripe, vômitos e diarréia. A maior parte dos adultos que desenvolve catapora apresenta, 48 hs antes do início do quadro, sintomas como febre, mal-estar, dor de cabeça, queda de apetite e dor abdominal. Esta doença é geralmente mais grave em adultos, e pode até matar em casos complicados.
Catapora grave em um adulto
Catapora grave na face de uma criança
Vesículas (pequenas bolhas), típicas de catapora
Como se diagnostica catapora? O diagnóstico é feito através do quadro clínico típico, com as lesões vermelhas que evoluem com a formação de pequenas bolhas. Lesões em diferentes estágios usualmente estão presentes. Uma pista para o diagnóstico é a exposição a uma outra pessoa infectada no período de incubação de 10-21 dias.
Qual o tratamento? Para a maior parte dos pacientes, apenas tratamento dos sintomas da catapora é necessário. Cortar as unhas das crianças para estas se coçarem menos, anti-alérgicos e/ou uma loção de calamina podem ajudar. Tylenol para febre. O tratamento com aciclovir (agente antiviral) deve ser considerado em pessoas com mais de 12 anos que possuem um risco aumentado de desenvolver uma forma grave de catapora. Pacientes imunocomprometidos com catapora necessitam de tratamento com aciclovir por via intravenosa. No caso de exposição ao vírus, a imunoglobulina contra varicela pode reduzir a gravidade da doença se administrada em até 96 hs do contato, mas não a previne totalmente. A catapora pode atualmente ser prevenida através da vacinação com a vacina do vírus atenuado. Como a doença é auto-limitada, e usualmente não complicada em crianças, há debates se deve ser administrada de forma rotineira. Atualmente esta vacina não faz parte do calendário de vacinação do Brasil.
Quais as complicações da catapora? Em crianças saudáveis, a catapora geralmente evolui de forma auto-limitada, sem complicações. Problemas que podem surgir em casos mais graves são:
Infecção bacteriana secundária das feridas, devido à coceira Desidratação por vômitos e diarréia Piora de asma brônquica Pneumonia viral Embora as complicações a seguir possam ocorrer em crianças saudáveis, elas ocorrem com maior freqüência em imunocomprometidos e em adultos com catapora. - Catapora disseminada - Complicações neurológicas como síndrome de Reye, síndrome de Guillain-Barre e encefalite - Púrpura e plaquetas baixas - Exposição ao vírus da catapora pode causar sérios problemas em mulheres grávidas que não tiveram catapora antes. A catapora durante a gravidez pode causar pneumonia viral, trabalho de parto prematuro, e raramente, morte da mulher. Além disso, 25% dos fetos são infectados. As crianças podem ficar assintomáticas, ou desenvolver herpes zoster sem história prévia de catapora.
Como se evita pegar catapora? Uma pessoa com catapora transmite a doença desde 1-2 dias antes do surgimento das lesões até que elas tenham desenvolvido crosta. Isto pode levar 5-10 dias. As crianças devem permanecer afastadas de sua escola ou creche até que este estágio infeccioso seja ultrapassado. Os adultos com catapora que trabalham com crianças também devem ser afastados do trabalho. Pode levar 10-21 dias após o contato com uma pessoa infectada para que alguém desenvolva catapora. Devido às complicações graves que podem acontecer em pessoas de imunidade baixa e em mulheres grávidas, estas pessoas devem evitar visitar amigos ou família quando houver um caso de catapora.
Caso haja exposição nestas situações, o médico deve ser contactado para o início de tratamento preventivo.

Gente...

Como essa doença é sacrificante viu...tenho sentido na pele junto ao meu filho mais novo de (01)um aninho Cauã, nossa ele ta todo estampado com esse virús, tem dado febre, e muito enjoadinho...mais tem razão é horrivél a sensação...

Vou leva-lo ao médico para ver o que podemos fazer para amenizar tato sofrimento.Essa matéria é muito importe, principalmente para as mamães, que fiquem atentas com seus filhos.

Obrigada.

Lidiana

7 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela site e pelas informções são muito esclarecedoras. Meu filho tem 13 anos e está com catapora, tem no rosto nas costas em todo corpo até na cabeça.
Gostaria de saber mais sobre a forma mais grave. E li em outro lugar que o levasse ao pronto socorro por causa das bolinha perto do olho.
Outra dúvida ele está reclamando dores na garganta e está com íngua.
Como é ano novo não tive sorte com os médicos que fui.

Unknown disse...

Olá!
Tenho 16 anos e estou com catapora,é uma sensaçao horrível.Meu rosto,as costas a barriga e na cabeça estão cheias de catapora!Espero que isso acabe logo!

fenix esporte clube disse...

to com catapora
mas tive azar
a maioria das bolhas derão nas costas
cosa pra caranba
muito ruin

a dona bo blog é uma gata
me adc no msn junior.b_s@hotmail.com
vc ñ vai se arrepender
bjssssss
valew pwelas dicas

Fabiana Dâmaso disse...

Parabens pelo blog, suas informações me foram mto úteis, tenho dois filhos, de três e sete anos, eles ainda ñ tiveram catapora mas ontem tiverão contato direto com um priminho q está. Eu ja estou me adiantando á procura de informações, pois acredito q eles ja possam estar infectados. Vc ajudou bastante, obrigada!

marhaw disse...

Tenho 40 Anos e estou com Catapora. A minha médica me receitou somente, aciclovir e um antialérgico, tudo comprimido. Ela passou também um sabonete (SOAPEX) para evitar o contato com bacterias. Mas Olha está sendo muito difícil. Doi muito, tenho duas inguas na cabeça(atras da orelha e outra no pescoço) a febre é contínua entre 38,5 e 39) isso desde os primeiros sintomas. Acho que o antialergico não está servindo de nada, pois coça muito...não tenho conseguido dormir direito a 4 dias. sempre acordo na madrugada e nada de dormir mais. Minha cabeça está cheia, minhas costas tem poucas mais enorme. Mei peito e meu rosto tem muitas mas pequenas...algumas grande no peito.

Jonathan Castro disse...

Tenho 20 anos e estou com catapora ta sendo difícil estou com muita febre entre 40º e 42º estou tomando aciclovir, e um antialérgico tamém estou com 2 ínguas uma atraz da orelha e outra no pescoço ainda bem que estou com poucas bolhas
espero que se acabe logo pois tenho que voltar a trabalhar!

Jonathan Castro disse...

Tenho 20 anos e estou com catapora ta sendo difícil estou com muita febre entre 40º e 42º estou tomando aciclovir, e um antialérgico tamém estou com 2 ínguas uma atraz da orelha e outra no pescoço ainda bem que estou com poucas bolhas
espero que se acabe logo pois tenho que voltar a trabalhar!